Notícias

18/09/2023
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Geral
Leitura: 3 minutos

Prêmio de Fotografia: Fundo Dema divulga o resultado final

Após seis meses de vigência do processo seletivo do Prêmio Fotográfico Fundo Dema 20 anos: Somos Floresta em Movimento, chegamos à finalização do resultado e classificação das imagens recebidas. Com o objetivo contar a história de 20 anos do Fundo Dema em defesa da vida, da Amazônia e de seus povos, o Prêmio também buscou compartilhar experiências coletivas, dar visibilidade ao protagonismo dos povos da Amazônia, além de reconhecer talentos nos territórios de atuação.

Para Graça Costa, presidenta do Comitê Gestor do Fundo Dema, a ação vem marcar uma trajetória vitoriosa ao longo desse marco histórico. “O Prémio de Fotografia vem como o registro de um tempo, do trabalho coletivo das organizações comunitárias, dos povos da floresta apoiados e como um instrumento da memória coletiva que espelha fatos importantes a partir do olhar de seus territórios, que não poderiam ser redigidos em relatórios. As fotos não são abstratas, alheias a uma outra realidade senão a essa mesma vivenciada pelos projetos apoiados”, diz Costa. “Destaca-se, também, a importância de um Fundo que vem exatamente da natureza comunitária porque ele surge das mobilizações e das lutas dos movimentos sociais”, completa.

Ao todo, o Fundo Dema recebeu 38 fotografias, analisadas e votadas por uma comissão julgadora, que atuou tanto pela expertise junto aos movimentos sociais, quanto por um olhar técnico e sensível à significância dos registros. Assim, para possibilitar que as fotos fossem julgadas com a maior imparcialidade possível, foi formada uma comissão julgadora diversa e com pessoas que não vivem o cotidiano do Fundo Dema. Participaram dela a indígena Jucimara Baré, do Fundo Indígena do Rio Negro (FIRN); a quebradeira de coco babaçu, D. Maria Socorro, do Fundo Puxirum; o quilombola e fotógrafo profissional Felipe Bandeira e o jornalista e pesquisador do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Guilherme Guerreiro.

As imagens foram avaliadas sem identificação alguma dos/as participantes, por meio de uma plataforma de seleção exclusivamente para este fim, tendo gerado uma lista classificatória após a votação. Conforme o regulamento, os três primeiros lugares serão premiados e as 20 outras fotos classificadas com base na pontuação serão impressas e comporão uma exposição fotográfica itinerante a ser levada aos territórios de atuação do Fundo Dema e exibida nas próximas atividades comemorativas aos 20 anos do Fundo Dema.

Confira abaixo as imagens premiadas pela ordem de maior pontuação:

A fotografia que obteve a maior pontuação, é de autoria de Dayane Silva Araújo. A imagem está relacionada ao projeto ASAPAP Construindo Formação Política e Social, visando defender o território, ainda em andamento, realizado pela Associação dos Agroextrativistas, Pescadores e Artesãos do Pirocaba (ASAPAP), por meio do Edital Territórios Livres de Mineração. O projeto é voltado ao envolvimento de jovens e mulheres em ações estratégicas na defesa do território. Dayane receberá do Fundo Dema um Notebook Dell Inspiron 15 3000 (11ª geração Intel® Core™ i7-1165G7 / Windows 11 Home / Intel® Iris® Xe com memória gráfica compartilhada / Memória de 8GB DDR4 / SSD de 256GB PCIe NVMe M.2 / Tela 15.6” Full HD (1920X1080)  e, também,  uma Câmera Canon EOS Rebel SL3 com Lente EF-S 18-55mm.

O segundo lugar ficou com a autoria de Roberta Magno de Oliveira, que faz um registro relacionado ao projeto Capim Santo – Plantas e Receitas de Cura, que foi realizado pelo Templo de Umbanda Caboclo Rompe Mato (TUCRM), por meio do Edital Cidades Amazônicas: Floresta Viva em Movimento. O projeto possibilitou a elaboração de uma cartilha sobre plantas nativas da Ilha de Cotijuba, na região metropolitana de Belém (PA), acompanhadas de suas formas de uso medicinal – suas receitas de cura – para distribuir gratuitamente na comunidade da Pedra Branca (que abrange as praias da Pedra Branca, do Seringal e Poção) e a outras comunidades próximas. Roberta ganhará uma Câmera Canon EOS Rebel SL3 com Lente EF-S 18-55mm, além de bolsa para a câmera, tripé, capa para tripé e rebatedor fotográfico.

O terceiro lugar é de autoria de João Paulo Serra de Souza. A imagem é relacionada ao projeto A Comunicação Popular como ferramenta para o debate sobre mudança climática, e defesa dos territórios, realizado pelo Coletivo de Comunicação Tapajós de Fato, por meio do do Edital Cidades Amazônicas: Floresta Viva em Movimento, com o objetivo de potencializar a comunicação popular sobre as mudanças climáticas e fortalecer o Coletivo, conectando as vozes da Amazônia e tornando a luta e o cotidiano de cada território das regiões em que atua, conhecidas e abraçadas. João receberá uma Câmera Canon EOS Rebel SL3 com Lente EF-S 18-55mm.

O Fundo Dema agradece enormemente a todas as pessoas que enviaram os seus registros e que compartilharam um pouco da história construída junto a nós. Em breve faremos contato individual para o envio de certificação de participação.