Projeto Frutos do Baixão inicia suas atividades
Por Élida Galvão
Fundo Dema
A comunidade está encantada com a roçadeira que acabamos de adquirir, diz Sandra Martins, integrante do projeto Frutos do Baixão, localizado na comunidade Baixão Bonito, em Itaituba (PA). Sandra se refere aos equipamentos recém-adquiridos para dar início ao desenvolvimento do projeto que beneficia diretamente oito famílias e cerca de 40 pessoas.
A chegada de materiais para a sede da Associação e instrumentos de trabalho no campo foi comemorada
Ao todo, o projeto adquiriu equipamentos para a sede da Associação Comunitária Baixão Bonito, como notebook, impressora e caixa amplificada para auxiliar nas atividades e reuniões, bem como um freezer que irá armazenar tanto os frutos a serem plantados e coletados, como tangerina, laranja, limão e açaí, quanto a merenda escolar da escola que funciona no barracão da comunidade. Além disso, foram adquiridos mil mudas de essências florestais, como andiroba, ipê, mogno, e instrumentos de trabalho para cada família do projeto, entre eles carrinho de mão, rastelo, enxadas, botas de borracha, martelos e facões.
Agricultores e agricultoras recebem certificação de conclusão de Curso de Viveiros de Mudas
Estes instrumentos serão utilizados no projeto que objetiva diversificar os arranjos produtivos de famílias agricultoras para a melhoria da qualidade de vida, geração de renda, além da recuperação de áreas degradadas da comunidade.
Dando início à atividades, no período de 25 a 29 de abril, as famílias envolvidas participaram do Curso de Viveiros de Mudas, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Neste primeiro momento, estamos aprendendo a fazer o plantio de forma correta. A previsão é de plantarmos as essências florestais, como andiroba, ipê, mogno e outras, ainda em maio, para reflorestar as áreas degradadas por meio de SAF, afirma Sandra.