Notícias

18/07/2016
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Radiocomunicadores debatem a comunicação popular para o fortalecer a justiça ambiental

Por Élida Galvão

Fundo Dema


Com o objetivo de dinamizar uma rede de comunicação popular para o fortalecimento da justiça ambiental, o Fundo Dema reuniu radiocomunicadores de Brasil Novo, Altamira, Trairão, Itaituba, Campo Verde, Rurópolis, Gurupá, Óbidos, Santarém, Belterra e Resex Tapajós Arapiuns em oficina que debateu o papel político das rádios comunitárias enquanto instrumento democrático de reflexão e mobilização para ações em defesa dos povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais. 

Graça Costa dialoga com comunicadores populares

Considerando as ameaças do desenvolvimento predatório do agronegócio, dos grandes projetos de mineração e hidrelétricas, mercado de carbono, pagamentos por serviços ambientais, entre outras formas de mercantilização da natureza sobre os territórios de atuação do Fundo Dema, a ‘Oficina de Comunicação em Rede: Fortalecendo a Justiça Socioambiental’, ocorrida nos dias 14 e 15 de junho, possibilitou a produção de um planejamento midiático para programas de rádio que serão compartilhados entre diversas rádios comunitárias, como forma de democratizar o acesso à informação.

Ao debater sobre o papel político da comunicação, os participantes expuseram suas experiências de diálogo com as comunidades por meio do rádio. “Temos que aproximar as rádios comunitárias, das comunidades. Temos acúmulo na luta popular, já fizemos mobilização que fechou o rio. Em Gurupá 60% das terras estavam sendo leiloadas por uma madeireira. E ainda, entre Gurupá e Porto de Moz a agricultura familiar está sendo substituída pela extração ilegal de madeira. Quem faz todo o trabalho de mobilização frente a esse conflito é a rádio comunitária, não podemos nos omitir”, disse um dos participantes da oficina.

Participantes fortalecem a campanha de luta contra os agrotóxicos

De acordo com Graça Costa, educadora do Fundo Dema, a luta pelo fortalecimento da comunicação popular vem sendo desenvolvida por meio do apoio a uma grande diversidade de organizações sociais. “Nos mais de 12 anos de sua atuação, o Fundo vem apoiando a criação e o fortalecimento de diversas rádios comunitárias e neste momento quer que esse apoio possa se traduzir num trabalho mais articulado e fortalecido, numa perspectiva de rede”, explica.

Ao fim do encontro, os participantes elaboraram conjuntamente algumas propostas de atuação, entre elas, a formação de uma rede de comunicação e a produção de programas de rádio pautando questões voltadas à justiça ambiental, para socializar entre diversas rádios comunitárias. 


> Veja mais fotos