Notícias

13/05/2017
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 4 minutos

Rede Eclesial Panamazônica promove seminário para debater a questão ambiental

Por Élida Galvão

Fundo Dema


Nos próximos dias 26, 27 e 28 de maio o Centro de Formação Bethânia, localizado em Altamira, sediará o Seminário Laudato Si[1], promovido pela Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), com o objetivo de fortalecer a própria Rede e suas iniciativas socioambientais em defesa da Amazônia, abrindo espaços para o intercâmbio de saberes e ações do trabalho coletivo. São esperadas cerca de 150 pessoas vindas de diversas paróquias localizadas na região do Xingu.

Reunindo a imprensa na manhã da última terça-feira (09), em Altamira, representantes de entidades que compõe a REPAM apresentaram a proposta da Rede, convidando a sociedade a participar da programação do Seminário que inclui a realização de uma audiência pública para tratar a situação socioambiental da Panamazônia e os impactos causados pelos grandes projetos de desenvolvimento instalados na região, a exemplo da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu. Entre os convidados estarão presentes Felício Pontes Junior, procurador da República, o Cardeal Dom Cláudio Hummes, articulador da igreja católica na América Latina e Daniel Seidel, membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz.

| Em coletiva de imprensa, integrantes da REPAM anunciam seminário a ser realizado ao fim de maio, em Altamira

Para D. João Muniz Alves, bispo da Prelazia do Xingu, entidade que integra o Comitê Gestor do Fundo Dema, este será um momento importante para debater a difícil realidade de conflitos agrários que hoje se apresenta na Panamazônia. “Este é o primeiro seminário que acontece aqui em Altamira. A preparação é grande. Nós convocamos pessoas do mundo jurídico, do mundo acadêmico, os povos tradicionais, indígenas, quilombolas e os vários movimentos sociais de nossa região. Creio que vai ser um momento de reflexão forte para nós e que deixará frutos para a nossa prática diante da difícil situação de violência na nossa região. É hora de nós como igreja, como sociedade, nos posicionarmos sobre isso. O Seminário vai ajudar a dar voz para muitos que não tem vez”, avalia.

Responsável pela coordenação das pastorais da Prelazia do Xingu, Pe. Gilmar Delcanale considera que todos e todas devem assumir o compromisso em defesa Amazônia enquanto um bem comum. “Durante o seminário, nós vamos fazer uma análise de conjuntura social, política, econômica, ecológica de nossa região. Vamos estudar a encíclica escrita pelo Papa e como conclusão faremos uma Carta Compromisso do grupo que irá participar para ser enviada a toda a Prelazia e Brasil a fora”, argumenta.  

Encíclica

Construído em seis capítulos, o documento pontifício aponta as preocupações com as diversas formas de violência a que tem sido submetido o planeta Terra, considerado a “casa comum” de todos os seres. Nesse sentido, a Carta faz um alerta para as drásticas consequências ocasionadas pela exploração dos recursos naturais voltada cujas justificativas se voltam ao desenvolvimento econômico, tecnológico, ao progresso científico.

Dessa forma, por meio do documento, considerado o primeiro inteiramente voltado à questão ambiental, o Papa Francisco busca dialogar com os cristãos do mundo inteiro chamando a atenção para a responsabilidade de todos na preservação dos recursos naturais e a manutenção da vida no planeta. Para a elaboração da Carta, o Papa Francisco contou com a contribuição de inúmeros cientistas, filósofos, teólogos e membros de organizações sociais, entre eles D. Erwin Kräutler, bispo emérito do Xingu, que compartilhou os problemas enfrentados pelos povos da Amazônia diante da intervenção humana e gananciosa sobre o ecossistema.

Sobre a REPAM

| Paulo César (camisa listrada), membro da Prelazia do Xingu, fala sobre a integração do Fundo Dema à REPAM  

Criada em 2014, a REPAM surge como resultado de três fortes movimentos da igreja católica na América Latina, o Encontro de Bispos da Pan Amazônia, ocorrido em 2004; a V Conferência do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), ocorrido em 2007; o Encontro dos Bispos da Pan Amazônia, ocorrido em 2009. Abrangendo os nove países da Pan Amazônia, entre eles Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, a Rede tem como principal objetivo abrir caminhos de diálogo, articulação, cooperação e de fraternidade entre as igrejas locais, no sentido de fortalecer a comunhão na Pan Amazônia. 

Inspirada na Encíclica projetada pelo Papa Francisco Laudato Si, a REPAM pretende criar uma consciência de cooperação em defesa do planeta, intitulado pela igreja como “casa comum”, e dos recursos naturais, considerando, ainda, a dignidade humana e os direitos de povos e comunidades tradicionais.

 

Programação do Seminário Laudato Si

Data: 26 a 28 de maio de 2017

Local: Centro de Formação Bethânia – Altamira/PA

 

1º dia – 26/05

16h – Celebração de Abertura

17h30 – Lançamento do Seminário Laudato Si por D. João Muniz Alves e apresentação da REPAM por D. Cláudio Hummes (Presidente da REPAM)

18h30 – Jantar

19h30 – Audiência Pública com a participação do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Secretarias de Meio Ambiente, representantes da Igreja Católica e esfera acadêmica (UFPA e UEPA) e movimentos sociais, como FASE, Xingu Vivo, Instituto Socioambiental (ISA), Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), Comissão Pastoral da Terra (CPT), CIMI, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) movimento de mulheres, SOS Vida, Pastoral da Juventude do Xingu, Conselhos de Leigos, Movimento Consciência Negra, Conselho de Direito da Criança e do Adolescente do Pará, Obras Sociais da Prelazia do Xingu.

 

2º dia – 27/05

6h – Levantar

7h – Celebração da Palavra

7h30 – Café da manhã

8h15 – Fila do povo: apresentação do Mapeamento das Paróquias

9h – Análise de conjuntura e debate da realidade da região do Xingu e seus desafios e enfrentamentos. Assessor: Felício Pontes.

10h30 – Merenda

10h45 – Trabalho em grupo para aprofundar a realidade e resultados do diagnóstico (mapeamento da realidade)

12h – Almoço

14h – Estudo e aprofundamento da Laudato Si. Assessores: D. Cláudio Hummes e Daniel Seidel

15h30 – Merenda

15h30 – Estudo e Aprofundamento da Laudato Si

17h – Apresentação das Propostas da REPAM

18h – Intervalo

19h – Jantar

20 – Noite Cultural

 

3º dia – 28/05

6h – Levantar

7h – Café da manhã

8h – Memória do dia anterior / definir prioridade para a Prelazia / REPAM

10h – Leitura da proposta da carta compromisso

10h30 – Merenda

10h45 – Propor a criação do Comitê REPAM Xingu

11h20 – Celebração Eucarística de envio

12h30 – Almoço de encerramento

Assista ao vídeo sobre o encontro da REPAM

 

Veja Mais Fotos

_________________________

[1] Tradução: Louvado seja