Notícias

07/10/2019
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 3 minutos

Seminário debate tecnologias tradicionais e populares na Amazônia

Por Élida Galvão e Silvia Giese

|Mais de 70 pessoas participaram do Seminário que ocorreu em Abaetetuba

Com o objetivo de contribuir para a preservação do meio ambiente e ao mesmo tempo garantir a valorização dos conhecimentos de populações tradicionais, o Fundo Dema, por meio do Fundo Socioambiental Barcarena e Abaetetuba, realizou o ‘Seminário de Saberes e Tecnologias Tradicionais e Populares na Amazônia’, ocorrido nos dias 2 e 3 de outubro, no município de Abaetetuba (PA), reunindo quilombolas, agroextrativistas, agricultores familiares de Abaetetuba e Barcarena, pesquisadores e militantes da causa socioambiental.

O debate sobre as tecnologias alternativas parte de uma perspectiva de práticas ambiental e socialmente justas, que aliam a defesa do meio ambiente aos conhecimentos e modos de vida de populações tradicionais. A programação foi realizada a partir de três eixos temáticos: Defesa Territorial, Produção Agroecológica e Segurança Alimentar e Tecnologias Alternativas. Entre as iniciativas apresentadas, os participantes tiveram a oportunidade de compreender melhor inventos de captação e aproveitamento de água, produção de energia solar, bem como plantação orgânica de sementes crioulas, homeopatia da terra, cartografia social e Protocolos de Consulta Prévia Livre e Informada.

Na mesa de abertura estiveram presentes Letícia Tura, coordenadora da Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE) e representante da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA); Maíra Vasconcelos, integrante do Grupo de pesquisa Sociedade, Território e Resistência na Amazônia (Gesterra) da Universidade Federal do Parpa (UFPA); João Costa Barros, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (Fetagri); Tatiana Sá, do núcleo Puxirum Agroecológico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e João Gomes, coordenador adjunto da FASE Programa Amazônia e membro do Comitê Gestor do Fundo Socioambiental Barcarena e Abaetetuba.

Letícia Tura destacou a valorização da autonomia dos povos da Amazônia para a conquista de direitos. “Aqui tem várias iniciativas populares, territoriais que estão mostrando que um outro mundo é possível. Os fundos de pequenos projetos no Brasil estão mostrando que com um pequeno recurso você consegue fazer grandes coisas. Isso se enraíza lá naquela comunidade onde não chegaria o recurso de forma autônoma. Essa é uma palavra fundamental que a gente tem que ter para nós, ‘autonomia’ pra gente construir o nosso futuro e acho que essa é uma contribuição que o Fundo Dema pode estar dando aqui no território”.

 

Alternativas socioambientais

|As oficinas trataram sobre temas de interesse das comunidades

Em meio à programação, os participantes puderam conhecer iniciativas específicas que contribuirão para a construção de projetos coletivos pelas comunidades de Barcarena e Abaetetuba. Este foi um momento de troca de saberes importante para a definição de planejamentos.

Para Rosicleia Silva Ferreira, da comunidade quilombola Nossa Senhora do Bom Remédio, localizada em Barcarena, a oficina de tratamento de água chamou a sua atenção pela necessidade de ampliar o alcance de famílias beneficiadas com água de qualidade. “Lá na comunidade já existe uma estação, porém ela só consegue atender 100 famílias e nós somos 270”, diz Rosicleia, destacando que o território em que vive foi uma das áreas atingidas pelos rejeitos da Hydro[1] em 2017.

A oficina de energia solar foi o foco de José Anderson Gonçalves. Para ele, o seminário trouxe informações sobre a instalação, funcionamento e manutenção da estrutura. “Nossa comunidade já trabalha com a agroecologia e agora queremos criar uma pequena cozinha e uma mini-indústria para tirar a polpa das frutas que produzimos e poder comercializar. Com o dinheiro da comercialização podemos fazer a manutenção dos equipamentos para produção da energia de forma sustentável e limpa”, destacou o agroextrativista da comunidade Caramuru, em Igarapé Miri. 

Apoio a projetos coletivos

Por meio de edital especifico, o Fundo Dema apoiará 80 iniciativas coletivas nos municípios de Barcarena e Abaetetuba. São estabelecidas três categorias de apoio: Implementação de Projetos, Regularização de Organizações e Constituição de Organizações. Com isso, a população também poderá submeter projetos comunitários relacionados às inovações tecnológicas tradicionais.

O Edital se mantém aberto até 18 de novembro somente nas categorias Implementação de Projetos e Constituição de Organizações. O regulamento pode ser acessado no site institucional (www.fundodema.org.br).

 

Veja mais fotos



[1] Empresa de mineração instalada na cidade de Barcarena (PA).