Notícias

31/03/2022
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Geral
Leitura: 2 minutos

STTR de Altamira distribui mudas para reflorestamento de áreas degradadas

Por Élida Galvão

“Meu Quintal Produtivo”. Este é o nome do projeto coletivo realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Altamira. A iniciativa é apoiada pelo Fundo Dema e tem o objetivo de produzir e distribuir 10 mil mudas de plantas florestais e frutíferas a pelo menos 50 famílias de agricultores e agricultoras da região da Transamazônica, para reflorestar áreas alteradas, de forma a garantir a segurança alimentar e nutricional.


A construção dos viveiros e o preparo da área para o plantio foram antecedidos por oficinas sobre a implantação de Sistema Agroflorestal (SAF). Todo o trabalho vem sendo feito por meio de mutirão, estimulando o trabalho em equipe, a reaproximação das famílias e fortalecendo o trabalho em comunidade.

Organização ultrapassou a meta de 10 mil mudas de essências florestais e frutíferas distribuídas. Foto: Everaldo Amorim


De acordo com Everaldo Amorim, coordenador do projeto, antes mesmo de finalizar, a iniciativa ultrapassou o número de mudas plantadas e a meta também é aumentar o número de famílias beneficiadas. “Nós vamos começar a distribuir as mudas em março, inicialmente para as 50 famílias envolvidas no projeto. Nos empolgamos e chegamos a 12 mil mudas plantadas entre cacau e açaí, agora queremos ver se conseguimos fazer o plantio de plantas cítricas”. 


Neste projeto, o STTR conta com a parceria da Associação dos Pequenos Agricultores Rurais de Altamira (APRA) e com a Casa Familiar Rural de Altamira, que disponibiliza técnicos profissionais e estudantes para auxiliar o plantio em SAF. ” A gente ficou super feliz com o apoio do Fundo Dema, que está deixando o seu legado na região”, diz Everaldo.


A iniciativa do STTR de Altamira dá continuidade ao projeto “Fundo Dema: 15 anos no combate ao crime ambiental na Amazônia – Plantando mogno com os Povos da Floresta”, que lançou a campanha permanente de mudas “Fundo Dema Planta Vida na Amazônia”, e que desde 2018 vem somando mais de 1 milhão de mudas plantadas em todas as regiões de atuação do Fundo Dema.