Notícias

23/04/2021
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 2 minutos

Todo apoio a Juma Xipaia

O Fundo Dema se solidariza e firma seu apoio a Juma Xipaia, liderança indígena que teve sua residência invadida na última terça-feira (20). Da casa, localizada na zona rural de Altamira (PA), levaram apenas duas caixas com documentos importantes contendo provas de denúncias feitas, desde 2007, contra Belo Monte, contra garimpeiros, madeireiros, também casos de assédio sexual e de negligência com a saúde indígena na região.

Essa não é a primeira ameaça sofrida por Juma, que chegou a sair do Brasil, em 2018, por conta das tentativas de intimidação à sua ação militante. ?Todas essas denúncias, agressões e intimidações não foram só por conta da saúde indígena. Foi também por conta de Belo Monte, contra a corrupção e também pelo fato de eu ser mulher?, conta Juma, que foi a primeira cacique mulher da aldeia Tukamã.

?Já sofri violência física, várias tentativas de morte, assédios, ameaças e tentativas de cooptação por parte de empresas, e também por denunciar o assédio sexual sofrido por crianças e adolescentes indígenas. Tudo isso custou a minha vida e nada mudou, não fui ouvida?, desabafa.

De acordo com Juma, as denúncias feitas por ela são sempre arquivadas pelo judiciário por alegarem falta de provas, mesmo tendo apresentado inúmeras delas ao Ministério Público Federal. ?Eu estou gritando, pedido socorro há anos e ninguém faz nada. Tive que parar de estudar ano passado por conta das ameaças e não tenho recebido nenhum tipo de apoio?, diz a indígena, que é estudante de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Diante de todas as circunstâncias, nos solidarizamos com Juma e com o povo Xipaya e solicitamos às autoridades que sejam tomadas as devidas providências para a defesa de sua integridade, de seus familiares e para que suas denúncias sejam ouvidas.

Fonte: Fundo Dema