Notícias

13/05/2016
Por: Equipe Fundo Dema
Assunto: Notícias
Leitura: 3 minutos

Vídeos homenageiam Cido e destacam sua produção agroecológica

A visita não era programada. O retorno de uma cidade próxima possibilitou a passagem a um sítio agroecológico localizado em Brasil Novo. Adentrando o corredor arborizado, as palmas anunciavam a chegada da equipe. Daqui mais um pouco lá vinha ele, saindo do chalé onde fixou moradia desde que migrou do Paraná, sua cidade de origem. Com simpatia recepcionou as três pessoas do Fundo Dema que ali aportaram para registrar a obra prima natural que cerca a sua morada.

José Tinter Zeefeerino era esse personagem. Protagonista de uma trajetória de luta pela agroecologia e grande conhecedor do sistema florestal, Cido, como era popularmente conhecido, chegou em Brasil Novo, na região da Transamazônica, e encontrou uma área totalmente limpa, com tratamento do solo feito de forma mecanizada. Tendo construído sua história de vida por meio da agricultura familiar, passou a cultivar centenas de espécies vegetais no novo município de moradia, juntamente com sua esposa e os dois filhos do casal.

Adepto da forma alternativa de produção com base agroecológica, Cido sempre se manteve preocupado com o relacionamento harmonioso e equilibrado com a natureza. Sua forma de produção se pauta no cultivo orgânico e diversificado de espécies, levando em consideração a manutenção da qualidade do meio ambiente e dos alimentos. Dessa forma, toda a plantação existente em seu sítio é livre de agrotóxico e de fertilizantes químicos. “Pra mim a maior ignorância do ser humano é a questão do veneno, de querer dominar o mato com a química e não resolve”, dizia ele.

Contudo, perceptivelmente sentido pela ausência de sua companheira, Cido costumava destacar a importância da amada pelo patrimônio vegetal erguido. “Não sei se vocês sabem, mas perdi minha esposa tem um ano e pouco. A gente trabalhava com um tratamento natural aqui com o pessoal. A gente tem muita planta medicinal plantada aqui. E pra dizer a verdade, isso aqui tudo foi ela quem plantou”, contou ele com orgulho sobre a falecida esposa em meio às explicações sobre seu sítio agroecológico que, entre as espécies plantadas, abriga a farmácia natural que presta auxílio medicinal a toda vizinhança.

Homenagem

No último dia 05 de maio, a notícia percorrida em Brasil Novo informava o falecimento de José Zefeerino. O acontecimento surpreendeu amigos e companheiros de Cido, e ainda a equipe do Fundo Dema. Considerado um homem de grande consciência socioambiental, ele se tornou referência sobre o cultivo agroecológico na região. Em sua homenagem, o Fundo Dema divulga uma trilogia de vídeos produzida durante visita feita no sítio agroecológico de José Zefeerino em junho de 2015.  

 

Mesmo sentindo a falta do companheirismo da esposa, Cido optou por dar continuidade ao projeto familiar de cultivo agroecológico junto aos seus dois filhos jovens, estudantes da Casa Familiar Rural de Brasil Novo. O mais velho, Edileno Schimdt, é presidente do espaço que abriga a juventude rural com o oferecimento de uma educação pautada no saber camponês e na pedagogia da alternância. Além disso, atua como dinamizador do Fundo Dema.



Atualmente, Cido se encontrava à frente da coordenação do projeto ‘Sítio Agroecológico’, aprovado no IX Edital do Fundo Dema. O objetivo do projeto a ser iniciado se pauta na estruturação de uma área agroecológica na vicinal da Gleba 20, em Brasil Novo, para a preservação do meio ambiente e das riquezas naturais, e ainda contribuir para a regularização ambiental das propriedades familiares do local.